A Associação

“A beleza dos lugares está em quem os habita…”

Em 2014 um grupo de pessoas com um sonho comum, o de criar um espaço para uma educação nutrida baseada na antroposofia, juntou-se formando a Associação Antroposófica de Óbidos.
Desta Semente nasceram lindos Frutos, e ao longo dos anos, vários educadores e professores com conhecimento na Pedagogia Waldorf foram-se juntando, acolhendo as várias famílias que nos procuram e juntos criando uma comunidade de educação que valoriza a individualidade no Pensar, no Sentir e no Querer.

Em 2023 saímos do ninho e procurámos um novo ramo para habitar. Encontrámos então, um novo espaço, nas Gaeiras. Um espaço com o potencial de nos permitir alcançar a legalização  face às exigências do ministério da Educação, passando assim a associação a ser um jardim-escola oficial ou pelo menos no caminho…

É com grande alegria que habitamos agora esta nova árvore e procuramos no Mundo quem queira  juntar- se a nós para que esta casa seja nossa, em termos físicos! Na compra deste edifício que nos vai dar mais calor, amor e paz, criando assim condições para que todos possamos crescer e evoluir em maior plenitude.

“O dia que se planta a Semente, não é o dia que se come a Fruta.” 

Consulte a nossa BIOGRAFIA 


visão e missão

A história a nossa Associação é semelhante à de muitas escolas Waldorf e associações Antroposóficas, que são maioritariamente constituídas por pais, que procuram alternativas pedagógicas e filosóficas, dando resposta a questões concretas da sociedade actual. Trata-se também de uma função social de maior importância que nos distingue de outras pedagogias, o currículo aplicado no respeito pelo ritmo da criança e no trabalho em parceria com as famílias. Experienciar as vivências na escola com a presença dos pais desperta a vontade das crianças de querer a escola, vontade também visível na relação afectiva que se estabelece entre o professor e as crianças.

Conscientes dos quatro pilares da educação, sublinhamos o quarto pilar, Aprender a Ser, com o qual trabalhamos com os olhos postos: a educação deve ter como finalidade o desenvolvimento total do indivíduo, espírito e corpo, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade.

Tal como consta no art°3 dos Estatutos da Associação temos por objeto a divulgação e promoção da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf de forma a implementar os seus princípios nas áreas da educação, saúde, agricultura, ecologia, economia, espiritualidade e contribuir para o pleno desenvolvimento do ser humano e da sociedade segundo a visão de Rudolf Steiner, dinamizando actividades de cariz pedagógico, cultural, desportivo, recreativo e ambiental.

A missão da Associação tem-se revelado maioritariamente com o exercício pedagógico no Jardim-Escola pela pedagogia Waldorf. Crianças, professores e pais formam uma trindade colaborando anualmente para as mais diversas tarefas associativas, desde limpeza, alimentação, comemorações,círculos de responsabilidade, gestão manutenção e cuidado do espaço, entre outras actividades. 

Sendo o envolvimento da comunidade muito importante para nós, a Associação ,através de assembleias propostas pelos membros da direção ,promove encontros com os seus associados para a discussão de ideias e sugestões que respondam às necessidades reais do Jardim-Escola e da Associação.

A comunidade assim como a Associação promove o acolhimento, apoio e integração das novas famílias, nacionais e estrangeiras, que muitas vezes se deslocam para viver na área devido à oferta deste jardim-escola.

A Associação faz parte de uma rede de Associações Antroposóficas e Escolas Waldorf da Europa e Brasil, fazendo-se integrar junto dos seus pares.

A Associação promove o incentivo à formação e workshops dentro da nossa equipa pedagógica, assim como algumas actividades direccionadas à comunidade de pais.

Cremos que parte da nossa missão é fazer do mundo um lugar onde crianças e adultos cresçam em harmonia. Somos uma comunidade à escala humana onde se sente o vibrar presente da humanidade, o coração e a mão.

O que fazemos?

Somos uma associação Antroposófica que desenvolve actividades pedagógicas e artísticas com crianças. Acolhemos actualmente perto de 70 crianças entre os 3 ano e os 10/11 anos, de várias nacionalidades, proporcionando a cada uma delas a vontade espontânea de aprender. Acreditamos numa constante auto-educação do educador, onde crianças e adultos crescem visionando um maior sentido de comunidade e responsabilização comum.

Pretendemos viver um ambiente familiar para que as crianças sintam o espaço como um prolongamento da sua casa. As actividades artísticas e domésticas variam entre a pintura, modelagem, carpintaria, costura, jardinagem e cozinha. 

Na primeira fase da vida , o Brincar Livre assume-se como a actividade primordial , pois é através do Brincar que a criança adquire competências sociais no encontro consigo mesma e com o outro, desenvolvendo a fantasia.

Na segunda fase da vida, entre os 6 e os 7 anos, não esquecendo nunca o brincar, são também dadas ferramentas à criança para que possa crescer em liberdade com amor e admiração pelo adulto, integrando disciplinas que proporcionem o desabrochar de sentimentos em relação às vivências para depois as aprendizagens se transformarem em conceitos/abstrações. 

No dia a dia oferecemos uma alimentação ovo-lacto-vegetariana com alimentos de produção biológica.

Proporcionamos o ritmo diário respeitando as diferentes necessidades e o ritmo anual  é pautado pela celebração de festas e pela mudança das estações.O nosso objectivo é desenvolver a auto-educação como  caminho para a consolidação dos princípios humanos na síntese do pensar, sentir e agir. Promover o desenvolvimento de seres humanos livres, capazes por eles próprios de dar sentido e direção às suas vidas e criar um espaço educacional dinâmico, onde se propicie o crescimento pessoal para toda a comunidade.

O ideal da educação Waldorf é que as crianças se tornem pessoas livres e independentes, conscientes da sua responsabilidade para com os outros seres humanos e a natureza. 

Para permitir que as crianças se tornem adultos equilibrados, a associação Waldorf foca-se na individualidade de cada criança, na sua educação face às diferentes fases do desenvolvimento. O desenvolvimento do pensamento, sentimento e vontade (cabeça, coração e mãos) ocupam um lugar igual no currículo.

Na nossa visão, os valores humanos gerais, como o senso de comunidade, respeito e compaixão, são fundamentais. Não sendo impostos, mas despertados conscientemente, como sentimentos básicos na interação com o outro.

As aprendizagens são baseadas na imagem do homem segundo a antroposofia: uma visão do homem, que consiste em corpo, alma e espírito. Uma combinação de crescimento humano, desenvolvimento interior e expansão espiritual

Valências

Na nossa associação temos valências para diferentes idades, da primeira à segunda infância.
Pode consultar, com mais detalhe aqui tudo o que fazemos. 

Para além do trabalho desenvolvido com as crianças, temos propostas de desenvolvimento para o adulto, professor, pai ou sócio. Organizamos conversas em roda sobre diversos temas, palestras, oficinas, convívios, festas, etc. Acreditamos que o envolvimento dos pais e sócios, é essencial para a saúde da associação. Desde a própria educação, a tarefas simples como limpeza e interajuda. Relembrando sempre que cada um de nós contribui para aquilo que é o todo.
Caminhamos para uma estrutura horizontal e circular onde cada um possa exercer a sua vontade individual.

Focamo-nos nas áreas de desenvolvimento artístico, social, cultural e integrativo. Tentando que os mesmos sejam assentes nos 3 pilares da trimembração social, Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Como ajudar?

Qualquer ajuda é bem vinda, desde as maiores às mais pequenas…

Sem todos os que por aqui passaram, não seria possível sermos quem somos, aos que ficam, aos que vão, aos que estão e aos que nos apoiam que seja com o CORAÇÃO…

Dados para donativos:


IBAN: PT50 0045 5137 4038 0399 9383 9
SWIFT: CCCMPTPL
Banco: Crédito Agrícola 
Morada: Rua da Corujeira, Gaeiras, Óbidos