biografia
Foi em outubro de 2013 que um grupo de profissionais de educação e arte terapeutas deu início às suas reuniões para juntos estudarem obras de Rudolf Steiner. Profissionais esses que ainda hoje se encontram ligados à Associação tais como: Ana Manjua, Lília Noya, Sofia Viana e Sónia Ferreira.
Essa união surgiu de uma projeção e intenção de José Antunes, um dos membros, de vir a fundar uma Escola Waldorf em sua casa, lugar que deu berço ao Jardim Waldorf Amoreira durante os últimos 10 anos.
Em dezembro de 2012 foram dados os primeiros passos na implementação daquele que viria a ser o lugar da Fundação. Vindos de diferentes partes do país, amigos e colaboradores de outras escolas Waldorf já edificadas, uniram-se para apoiar na reformulação de um espaço de habitação, transformando-o em Jardim. E, após um ano e meio de preparação do espaço, da definição de Estatutos e Regulamento Interno, juntou-se a nós um grupo de crianças, alguns filhos dos membros, e iniciámos o Jardim em Setembro de 2014 com 7 crianças entre os 3 e os 7 anos de idade.
No dia 20 de outubro de 2014 oficializou-se a Fundação do Jardim Waldorf Amoreira – Associação Antroposófica de Óbidos, com a assinatura da escritura. A Associação está sediada no Bairro Encosta do Sol, na Amoreira, Óbidos.
Em Setembro de 2015 e, em virtude de uma busca incessante das famílias por algo diferente, o Jardim Waldorf da Amoreira iniciou mais um ano letivo com o triplo das crianças. Contávamos agora com 21 crianças, 1 sala de Jardim, 1 uma sala de Creche e 1 sala de Primária.
Os três primeiros anos foram decisivos para que o Jardim se tornasse naquilo que é hoje. Nesses três anos sobreviveu de uma vontade imensa de pessoas que acreditavam num sonho: profissionais pouco ou nada remunerados, mensalidades baixas por parte das famílias bem como doações da venda de pranchas de surf do proprietário da sede e a confiança dos pais pioneiros.
No 3º ano de actividade, contactou-se um arquiteto para o aconselhamento de alterações necessárias ao espaço para tornar legais as valências de Creche, Jardim e Escola Primária. Nessa altura o lugar já dava sinal de não ser suficiente para o que se sonhava projetar. Era dado agora um passo seguinte: a procura de um novo lugar para edificar uma escola de raiz.
Foi no dia 23 de Março de 2018 que Tobias Rihs, pai fundador da Associação fez a doação de um terreno, e por essa altura foi iniciado a projeção de um edifício pelo arquiteto Fritz Wessling, também Presidente da Sociedade Antroposófica de Portugal, que vinha desde 2013 a acompanhar a Fundação do Jardim Waldorf Amoreira.
Nos anos letivos de 2018/19 e 2019/20, a Associação assinou um protocolo com a Câmara Municipal de Óbidos que nos apoiou na cedência provisória da antiga Escola primária da Amoreira.
Em novembro de 2019, a sede do Jardim sofreu um incêndio e valeram os esforços de todas as famílias na recuperação do espaço, bem como a doação de dinheiro e de bens materiais de amigos de outras escolas Waldorf do país. Este acontecimento aproximou ainda mais a comunidade de pais que estava agora a chegar.
Nesse mesmo ano, Escolas Waldorf da Holanda doaram, através do professor Anton Klein, mobiliário para as salas da primária.
Em 2022 os sócios fundadores cederam o seu lugar na Direcção, para que outras pessoas pudessem continuar esta iniciativa, embora continuassem presentes enquanto família na nossa comunidade. A nova direcção é neste momento composta por algumas pessoas que estão presentes desde o início, como a Terapeuta Marta Muriel e o José Vale, e outros elementos que estão ligados à Antroposofia ou que manifestam interesse na Pedagogia Waldorf.
Ao longo dos últimos 9 anos, o Jardim e a Escola foram crescendo, chegando a atingir o número máximo de 75 crianças ainda no espaço da Amoreira, no ano letivo de 2022/23 com crianças desde 1 ano e meio até aos 10 anos. Com esse crescimento foi sendo necessário a constante construção de novas salas e uma cozinha maior, e com o aumento do número de crianças foi inevitável o aumento do número de colaboradores a trabalhar diariamente, e assim passou-se então de quatro colaboradores iniciais para dezasseis colaboradores.
Com este aumento progressivo a Escola não sobrevivia mais com profissionais não remunerados e apenas sonhos e boa vontade. Era agora necessária a contratação de profissionais quer na área de educação quer pessoas especializadas em organização/gestão de iniciativas educativas bem como gestão de recursos financeiros. Foi no ano letivo de 2018/2019 que se entrou em contato com Manoel Agostinho, conselheiro financeiro experiente em Escolas Waldorf no Brasil. Manoel Agostinho deu formação à equipa acerca da gestão participativa bem como palestras para famílias acerca do sentido da colaboração de pais numa escola baseada em Antroposofia. E, foi por essa atura que se deu início à implementação de uma gestão financeira com base numa organização co-partilhada em círculo de responsabilidades. Surgem os diversos círculos de responsabilidades por essa altura com pais a colaborar voluntáriamente.
No decorrer dos 10 anos do Jardim Waldorf da Amoreira contámos com a colaboração de diversos profissionais experientes tais como as educadoras Fundadoras dos primeiros jardins de infância em Portugal: Ana Abreu e Eva Herre que nos deram formação e aconselhamento; o Dr. Mauro Menuzi, como médico escolar Antroposófico que participou na observação de crianças, e foi palestrante de diversos temas para a equipa e famílias; a terapeuta Camila Fortes que também deu orientação/tutoria e formação à equipa, bem como palestras para os pais.
O Jardim Waldorf da Amoreira foi palco nestes 10 anos de Encontros de Professores/Educadores Waldorf assim como outros encontros de cariz Antroposófico, nomeadamente a Assembleia Geral da Sociedade Antroposófica de Portugal.
Ao longo dos últimos anos, tem-nos sido mostrado de diversas formas que teríamos de fazer uma mudança para dar continuidade à realidade do nosso crescimento, pois torna-se cada vez mais urgente a legalização para que possamos ser uma escola Waldorf oficial em Portugal.
Como ajudar?
Qualquer ajuda é bem vinda, desde as maiores às mais pequenas…
Sem todos os que por aqui passaram, não seria possível sermos quem somos, aos que ficam, aos que vão, aos que estão e aos que nos apoiam que seja com o CORAÇÃO..
Dados para donativos:
IBAN: PT50 0045 5137 4038 0399 9383 9
SWIFT: CCCMPTPL
Banco: Crédito Agrícola
Morada: Rua da Corujeira, Gaeiras, Óbidos